Histórico

A Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, a segunda do Brasil, foi fundada em 1877 e, até 1891, denominava-se Academia de Belas Artes. A partir de 1946, a Escola foi incorporada à UFBA, tendo sido federalizada três anos depois. Hoje, a Instituição figura como um dos principais centros de ensino e pesquisa das artes visuais e design no país.
 
A Escola de Belas Artes da UFBA possui quatro cursos de graduação: Bacharelado em Artes Plásticas, Licenciatura em Artes Plásticas, Design e Design de interiores. Há ainda o Curso de Especialização em Arte e Educação e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), mestrado e doutorado, com área de concentração em Artes Visuais, com três Linhas de Pesquisa: História e Teoria da Arte; Processos de Criação Artística; Arte e Design: processos, teoria e história. O PPGAV-UFBA, desde sua criação, vem titulando mestres e doutores em Artes Visuais e design do Brasil e de outros países.
A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Design na EBA/UFBA busca o preenchimento de uma lacuna formativa no campo do design em nível de pós-graduação, levando-se em conta as demandas da própria escola, com dois cursos de graduação na área (Design e Design de Interiores), bem como a existência de cursos de graduação em design em diversas IES, públicas e privadas, no estado da Bahia, para além de outros estados da Federação, sobretudo, no Norte e do Nordeste. Ademais, deve-se pontuar a existência de uma demanda significativa de pesquisadores interessados em desenvolver seus estudos de na Bahia, sobretudo, professores de IES estaduais, federais e privadas. Da referida demanda, também participam pesquisadores estrangeiros, que percebem a pós-graduação na EBA/UFBA como uma possibilidade de qualificação no campo da pesquisa em design e, também, de contribuição para o crescimento da área no Brasil.
 
Um aspecto relevante na proposta do PPGDesign diz respeito à interdisciplinaridade inerente à atuação neste campo de estudo, levando a construção de um perfil de corpo docente com formação em múltiplas áreas de conhecimento, capaz de articular diversos saberes aplicados às demandas e especificidades regionais, proporcionando uma forte articulação das linhas de pesquisa com possibilidade de atendimento a demandas e parcerias com diversas instituições públicas, privadas e não-governamentais.
 
O Programa de Pós-Graduação em Design da UFBA teve sua proposta aprovada pelo Conselho Técnico-Científico da Capes em sua 224ª Reunião, realizada em setembro de 2023, com parecer homologado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação em 22 de julho de 2024, por meio da Portaria n. 674/2024, tendo sido aprovado o curso de Mestrado em Design.